segunda-feira, 21 de março de 2016

Easter is coming


A Páscoa está a chegar. A Páscoa é uma celebração religiosa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. De acordo com a Bíblia, após a crucificação de Cristo, celebrada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou no terceiro dia após a sua morte, ou seja, no Domingo de Páscoa.
A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento. A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e alegria.
Em Portugal, mais na região norte, a população católica recebe a visita do compasso pascal ou visita pascal, no Domingo de Páscoa. O compasso pascal é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um sino para anunciar a sua chegada. Quando convidados pelos habitantes a entrar nas casas, benzem a casa e os seus moradores/outros familiares, anunciando a boa nova da ressurreição de Jesus Cristo. 
Sete dias antes da Páscoa é o Domingo de Ramos, um dia dedicado aos padrinhos e madrinhas. Os afilhados oferecem flores ou plantas aos seus padrinhos e madrinhas e estes retribuem com o "folar", ou seja, o presente da Páscoa.
O pão-de-ló, os papos de anjo, o folar, as amêndoas e os ovos da Páscoa são alguns dos doces tradicionais desta época festiva. Vá, abusem só neste dia. 
Em Braga, na semana que antecede a Páscoa, celebra-se a Semana Santa. Estas celebrações começam no sábado que antecede o Domingo de Ramos.
(Mais sobre a Semana Santa de Braga, clique aqui.)
Eu gosto da Páscoa, mas com o passar dos anos, tenho notado alguma desvalorização do significado desta data.  Infelizmente, para muitos, é mais uma oportunidade de negócio.
E Páscoa não é Páscoa sem decoração. 
Deixo aqui algumas sugestões para se entreter ao longo da semana.